sexta-feira, 3 de junho de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ?


Fez-se necessário que eu repensasse minha prática para que pudesse identificar-me e relatar minha vida como professora/educadora. Bem, sou Maria José, educadora, mãe, mulher, Maria... Já estou nessa luta há 14 anos.
É de suma importância essse relato, visto que esse momento remete-me aos tempos de infância; quando minha professora do 3º ano contava histórias e eu ficava maravilhada com isso.
Com base nessa lembrança, faço-me sobressalente em sala de aula e procuro inovar meu trabalho diariamente, visto que a infância é uma época que marca a memória de qualquer adulto.
Antigamente, quando chegava esse momento (o da professora trazer em suas mãos um livro de histórias), eu ficava curiosa para ouvir logo o conteúdo daquele livro, hoje, faço isso com meus alunos e eles querem conhecer o site que utilizei para mostrar-lhes aquele conhecimento. É de suma importância para o professor que se preze lançar mão em suas aulas de momentos prazerosos, envolvendo as novas tecnologias.
A prática que desenvolvo é bastante interativa (creio eu), permito que meus alunos perguntem, analisem e questionem o assunto estudado. Faço várias dinâmicas para que esse momento retrate e aguce sua curiosidade, visto aprender é fundamental e é para isso que vieram à escola. Mudar a minha forma de repassar os conhecimentos é meu objetivo maior. Enfim, só serei uma educadora completa se meu aluno demonstrar isso na prática e se isso me fizer realmente feliz.

Baseado em relatos reais...
Esse é meu gifs preferido.

Por Maria José Soares Borges Balieiro
Professora da turma de 4º ano da E. E. Comendador Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário